Para onde foram todas as casas a venda?

casas a venda bairro alto Curitiba

Mas a Covid-19 apenas acelerou um problema de abastecimento que sustenta o mercado desde a última crise financeira. Eis o que levou o mercado imobiliário a ser tão caro como é hoje e para onde o mercado está se dirigindo. De 1968 (quando começaram os registos de novas habitações) até 2008, os construtores concluíram uma média de 1,53 milhões de casa a venda todos os anos, de acordo com dados do US Census Bureau. Durante esse período, as construtoras construíram casa a venda suficientes para manter a oferta e a procura relativamente equilibradas.

Mas depois de alguns anos de grave excesso de construção no início da década de 2000, a bolha rebentou e a crise financeira chegou. Desde então, uma média de apenas 936.000 novas habitações foram concluídas todos os anos, de 2009 a 2021 – menos 39% por ano desde a última crise financeira. Ou seja, a oferta do mercado imobiliário nunca recuperou totalmente os níveis observados nas décadas anteriores a 2008.

Alguns construtores fecharam as portas e, com um excesso de casa a venda vazias dos anos da bolha, outros estavam relutantes em começar a construir novamente. Muitos trabalhadores da construção deixaram a indústria. “Na raiz de tudo isto está simplesmente o facto de não ter sido fornecida oferta suficiente ao longo dos últimos anos”, disse Daniel McCue, investigador associado sénior do Centro Conjunto de Estudos de Habitação da Universidade de Harvard.

Imobiliária Mota – Imóveis em Curitiba
R. Mal. Deodoro, 2044 – Alto da XV, Curitiba – PR, 80045-090
(41) 3029-3443